sábado, 27 de Abril de 2024  20:07
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Creme de Legumes com Natas

Creme de Legumes com Natas

Descascar o alho e as cebolas. Cortar as cebolas em cubos e picar o alho. Descascar as batatas e cortar em cubos. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
05-04-2006

Com apresentação de um CD e livro


Silveiro - Cantares comemoraram 20 anos

Os Cantares do Silveiro comemoraram 20 anos de vida, no dia 29 de Março, com uma sessão solene, no Centro Cultural Prof. Élio Martins, que contou com a presença de representantes autárquicos: o Vice-presidente da Assembleia Municipal, Gilberto Rosa, o presidente da câmara municipal, Mário João Oliveira, a vereadora da Cultura, Laura Pires e o presidente da Junta de Freguesia de Oiã, Dinis Bartolomeu, conjuntamente com Paulo Martins, Director Musical dos Cantares do Silveiro, fez as honras da casa.

Para comemorar esta importante efeméride, o grupo apresentou uma nova gravação em CD, que é uma antologia do grupo e se intitula “Cantares do Silveiro - 20 anos de Cantigas”.

Com 2 temas novos (os restantes são temas integrantes de todos os trabalhos anteriores), este CD, para Paulo Martins, ”é o melhor trabalho já realizado, quer em termos de temas, quer em termos de sonoridade”.

Foi apresentado também um livro, uma fotobiografia, que conta e canta exactamente seus 20 anos de história e de cantigas.

É baseado em fotos e artigos de jornal e engloba também todas as 15 internacionalizações do grupo, as 6 edições discográficas, todos os elementos que fizeram parte do grupo e as 7 participações televisivas.

O evento incluiu também uma homenagem aos 4 elementos que andam no grupo desde o dia 29 de Março de 1986: Antero Figueira, Victor Oliveira, Susana Oliveira e Paulo Martins, que se têm dedicado, de alma e coração, aos Cantares do Silveiro.

Houve também lugar para recordar o Prof. Élio Martins e Manuel Miranda, que foram elementos do grupo e já não fazem parte do mundo dos vivos. As palavras que lhes foram dirigidas foram os momentos de maior emoção da noite.

De todos os autarcas se ouviram palavras elogiosas, e foram unânimes em salientar a qualidade do grupo, aliada a uma regularidade impressionante, pois os seus 20 anos de existência foram vividos sem interrupções.

Dos autarcas, dois têm muita afinidade com os Cantares do Silveiro. Gilberto Rosa acompanhou muitas e muitas vezes o grupo. Aliás, a sua filha, Catarina Rosa, foi um dos seus grandes expoentes. Por isso foi-lhe fácil recordar momentos de grande satisfação vividos com os Cantares do Silveiro. Por sua vez, a vereadora, Laura Pires, foi também importante elemento do grupo, e, no uso da palavra, destacou a importância do grupo na sua formação.

No uso da palavra, Paulo Martins, falou do que foram estes 20 anos de história do grupo, da importância do projecto e do trabalho conjunto de todos quantos ajudaram a construir “o seu maravilhoso historial”.

Ficou assim registada a vitalidade e dinâmica dos Cantares do Silveiro, que, no Domingo, dia 2 de Abril, juntaram à mesa mais de 250 pessoas, o que demonstra bem o carinho que a população lhes dedica.

Também fez parte do programa de aniversário um sarau de música tradicional popular, com a participação do Seara Nova - Alentejo, Folk Tarxa - Vigo e os Cantares do Silveiro.

Porque os Cantares do Silveiro não se esgotam nestas comemorações, ficou a certeza da continuidade de divulgação da sua mensagem, continuando a ser um dos maiores embaixadores da freguesia de Oiã e do Concelho de Oliveira do Bairro.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®